COMUNICAÇÃO

A comunicação é um dos eixos centrais do projeto Elas Por Elas.

Para as candidatas das eleições 2022, preparamos, na TV Elas Por Elas, uma semana inteira de debates sobre aspectos centrais da comunicação no período eleitoral.

Apesar de ser focado nas mulheres que irão para disputa, é um material que pode ser debatido com todas as mulheres que lutam pela igualdade de gênero.   

Para fortalecer a estratégia de comunicação em rede, capacitamos centenas de mulheres petistas em todos os estados brasileiros no II Curso Nacional de Formação de Comunicadoras Populares

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

GUIA ANTIFASCISTA

A violência política de gênero é uma das facetas do fascismo, uma tecnologia política de manifestação do ódio por meio da criação de um “inimigo” para combatê-lo a todo custo. Outras facetas do fascismo são o autoritarismo e, no caso do Brasil, o bolsonarismo e alto investimento midiático em promover o antipetismo.

As mulheres que sairão candidatas este ano enfrentarão um cenário hostil, no entanto não estarão sozinhas e fazem parte do maior partido de esquerda da América Latina. Uma das armas para enfrentar o fascismo é o conhecimento.

Para elucidar dúvidas frequentes sobre o tema e incentivar ações efetivas cada vez mais conscientes, lançamos esse guia rápido com a filósofa Márcia Tiburi – o Guia Antifa Entender para Combater. 

MATERIAL DE APOIO

Guia Antifa: Entender para Combater

A violência política de gênero é uma das facetas do fascismo, uma tecnologia política de manifestação do ódio por meio da criação de um "inimigo" para combatê-lo a todo custo. Outras facetas do fascismo são o autoritarismo e, no caso do Brasil, o bolsonarismo e alto...

Sociedade em Rede

Sociedade em Rede

Ana Clara Ferrari* Historicamente, a evolução tecnológica não é uma novidade deste século, tampouco a criação de novas formas de se comunicar. O que difere, então, essa era digital das outras? A princípio, podemos destacar dois eixos: primeiro, a condensação acelerada...

Introdução à Linguagem e Redação

Introdução à Linguagem e Redação

A comunicação começa pela escrita. Com a rapidez das redes sociais e o modo como o texto é apresentado nos celulares, as três primeiras linhas são cruciais para transmitir a informação. Poucas pessoas clicam em “leia mais” para ver o texto completo. PRIMEIRO PARÁGRAFO...

Vamos produzir uma matéria

Vamos produzir uma matéria

O QUE É UMA PAUTA? A pauta é uma orientação dada às pessoas (repórteres) que descreve o tipo de notícia ou reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta pode ser escrita ou não e, às vezes, não é premeditada, ela é sugerida em função de um...

Audiovisual

Audiovisual

Tem gente que já fez até cinema e ganhou prêmios de fotografia usando um celular. Ou seja, com o aparelho na mão existe um mundo de possibilidades. Para saber explorá-las, vamos trabalhar com algumas dicas. SEGURANDO O CELULAR DEITADO OU EM PÉ? HORIZONTAL A TV Globo...

Redes Sociais

Redes Sociais

Até 2018/2019, os memes lideraram a linguagem visual de redes sociais em formato dinâmico. Nos últimos tempos, novas formas foram sendo agregadas e ressignificadas nos celulares, principalmente por conta da economia de espaço nos aparelhos móveis. Se antes os memes...

Boas práticas no Whatsapp e Telegram

Boas práticas no Whatsapp e Telegram

O WhatsApp atingiu a marca de 120 milhões de usuários no Brasil e já ultrapassou o Facebook. O aplicativo traz vantagens que aumentam a adesão das pessoas. Usuários com dificuldade de leitura ou até mesmo que não sabem ler conseguem usar a plataforma por meio do envio...

Impulsionamentos no Facebook – Como fazer

Nesta primeira aula, Thiago Pereira* fala sobre como começar a realizar impulsionamento de campanhas no Facebook, ensinando a inserir dinheiro para usar no patrocínio das publicações e validar o seu perfil para poder realizar esses...

Marketing Digital em Pré-Campanha e Campanha

Nesta aula, Dani Braga* fala sobre a importância da atuação da candidata nas redes sociais, abordando o planejamento de conteúdo, criação e o cultivo de banco de dados para dispersão dos conteúdos de pré-campanha e uso de automação para...

Redes Sociais: Como a pré-candidata deve usar

Nesta aula, Cris Rodrigues* aborda as características de cada rede social e qual a melhor forma de utilizar seus recursos para amplificar o discurso da pré-candidata no meio virtual. *Cris Rodrigues é jornalista e trabalha há...

Webnário de Oratória – O Poder de Falar em Público

Webnário de Oratória – O Poder de Falar em Público

Por Kátia Maria* Comunicação é poder. Quem detém a informação e consegue transmiti-la com eficácia está no centro das tomadas de decisões, indiferente do ramo de atuação. O professor/a que comunica bem se torna referência na educação. O vendedor/a com boa comunicação...