Introdução à Linguagem e Redação

A comunicação começa pela escrita. Com a rapidez das redes sociais e o modo como o texto é apresentado nos celulares, as três primeiras linhas são cruciais para transmitir a informação. Poucas pessoas clicam em “leia mais” para ver o texto completo.

PRIMEIRO PARÁGRAFO

Para ter clareza e transmitir, em poucas palavras, uma informação de forma rápida para qualquer rede social, existe um atalho bem simples: responder cinco perguntas básicas em um único parágrafo.

O QUÊ? (ação)
QUEM? (o agente)
QUANDO? (o tempo)
ONDE? (o lugar)
COMO? (o modo como se fez a ação)

Exemplo:

O que? Vai fechar a UBS Jardim Tietê
Quem? Doria
Quando? Este mês
Onde? Zona Leste
Como? Sem consultar a população, ele anunciou que vai transformar em outra unidade

Resultado: Dória vai fechar a UBS Jardim Tietê, na Zona Leste, ainda este mês. Sem consultar a população, ele anunciou que vai transformar em outra unidade, deixando usuários aflitos.

SEGUNDO PARÁGRAFO

O segundo parágrafo é destinado às pessoas que se interessaram pelo que estava escrito no primeiro, portanto não é recomendado mudar de assunto ou repetir informações. Portanto o ideal é responder à sexta pergunta:

POR QUE? (o motivo)

Exemplo:

Doria vai fechar a UBS Jardim Tietê, na Zona Leste, ainda este mês. Sem consultar a população, ele anunciou que vai transformar em outra unidade, deixando usuários aflitos.

[Por que isso acontece? Resposta]

Os governos tucanos não priorizam a saúde pública na cidade de São Paulo, nem respeitam os espaços de participação, portanto tomam decisões arbitrárias que prejudicam os usuários.

Vejam que aqui já temos uma informação completa que pode ser disparada em vários canais. A partir daí, pode ser incluído o que precisa ser feito, os próximos passos e tudo mais.

OBJETIVIDADE

É importante estar atento ao que é relevante e trazer A AÇÃO MAIS RECENTE ou FUTURA para o primeiro parágrafo.

O que? Ato contra fechamento de UBS
Quem? União de moradores
Quando? Dia 20 de março
Onde? Em frente à unidade
Como? Concentração às 15h, segue em passeata pela avenida.
Por que? Doria vai fechar a UBS e prejudicar a população.

Resultado:

Dia 20 de março, acontecerá o ato contra o fechamento da UBS Jardim Tietê, organizado pela União de Moradores, em frente à unidade. A concentração acontece às 15h, segue em passeata pela avenida. O prefeito João Doria anunciou que vai fechar a UBS e, com isso, prejudica toda a população que usa a unidade.

Guia Antifa: Entender para Combater

A violência política de gênero é uma das facetas do fascismo, uma tecnologia política de manifestação do ódio por meio da criação de um "inimigo" para combatê-lo a todo custo. Outras facetas do fascismo são o autoritarismo e, no caso do Brasil, o bolsonarismo e alto...

ler mais
Sociedade em Rede

Sociedade em Rede

Ana Clara Ferrari* Historicamente, a evolução tecnológica não é uma novidade deste século, tampouco a criação de novas formas de se comunicar. O que difere, então, essa era digital das outras? A princípio, podemos destacar dois eixos: primeiro, a condensação acelerada...

ler mais
Vamos produzir uma matéria

Vamos produzir uma matéria

O QUE É UMA PAUTA? A pauta é uma orientação dada às pessoas (repórteres) que descreve o tipo de notícia ou reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta pode ser escrita ou não e, às vezes, não é premeditada, ela é sugerida em função de um...

ler mais