Redes Sociais

Até 2018/2019, os memes lideraram a linguagem visual de redes sociais em formato dinâmico. Nos últimos tempos, novas formas foram sendo agregadas e ressignificadas nos celulares, principalmente por conta da economia de espaço nos aparelhos móveis. Se antes os memes ocupavam o espaço de fotos, agora a troca de informação e de significados também passam pelos stickers — uma forma reduzida e sintética do meme que cumpre um papel semelhante na linguagem, mas cumpre função distinta nas redes.

Os stickers são imagens recortadas que podem ou não acompanhar textos e são possíveis de ser compartilhadas, de maneira geral, apenas em plataformas de troca de mensagem (WhatsApp, Telegram, Messenger, etc). Em termos gerais, possuem uma estrutura de linguagem semelhante à do meme (que vamos abordar mais abaixo – link para “o que é um meme)), mas por ocuparem outro espaço e não permitir o compartilhamento no próprio perfil da imagem, por exemplo, acabam tendo outro sentido.

Para fazer um sticker é bem simples, no entanto é preciso um conhecimento básico em edição de imagens. Basta baixar o aplicativo: StickerApp.

O QUE É UM MEME?

Definição superficial: refere-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Definição mais precisa: é um conceito formado pela composição entre a ideia que se remete a uma imagem unida a um texto/legenda que, juntos, formam um terceiro significado próprio e modificam os significados primários tanto da imagem quanto do texto associado.

Exemplo: Nazaré Confusa

Imagem inicial isolada: Nazaré Tedesco, personagem vilã de uma telenovela

Texto isolado: símbolos matemáticos

Separados eles têm significados próprios.

Meme: quando se juntam os elementos imagem/texto, dentro do contexto das redes sociais, o sentido do uso da nova imagem não é apenas uma somatória dos significados, mas um terceiro significado próprio: o de estar confusa sobre alguma situação.

O meme, por sua vez, se torna tão difundido e consolidado que, depois de estabelecido o novo significado, mesmo que usássemos apenas as imagens da Nazaré isoladas (com as mesmas expressões) ou apenas os textos (símbolos matemáticos) isolados, a ideia do meme permanece — alterando o primeiro sentido original das imagens/textos isolados.
Prova desse fenômeno são os memes da Gretchen e da Ranger Rosa.

A imagem da Gretchen já está tão consolidada enquanto meme de “manifestação de sentimentos do internauta” que nem precisa de texto complementar. As pessoas usam apenas a imagem dela.

Cenas de séries, filmes conhecidos, novelas também são um ótimo recurso para criar novos sentidos a imagens e textos.

E o que isso me ajuda para fazer um meme?

1) Entender que meme não é uma foto com legenda.
2) Ampliar o seu olhar ao cobrir eventos, fotos de pessoas e acontecimentos e criar um banco de imagens que possa a ser usado como possíveis memes futuros
3) Observar o comportamento das redes e do surgimento de novos memes para utilizarmos em nossas pautas e aumentar audiência nas redes

 

ME RESPEITA. Apesar do livre-criar da internet, quando o significado de um meme está consolidado, é recomendado que se respeite o limite desse significado e domine sua origem. Quando um meme fica “muito forçado”, as pessoas se sentem vilipendiadas e, em vez de uma boa repercussão nas redes, é possível que se tenha uma grande crise de imagem para lidar.

 

Em termos de recurso, fazer um meme é muito simples. Basta ter uma foto e escrever sobre ela. A grande sacada é a criatividade e a exploração do “novo sentido” ao unir duas ideias aparentemente desconexas.

No Facebook, assim que você escolhe a foto que vai postar, você clica em “Editar” e depois no recurso “Escrever”. O WhatsApp e o Twitter também oferecem essa opção. Basta carregar a foto, como se fosse enviar normalmente, clicar no “T” no canto superior, digitar e encontrar a melhor localização para colocar o texto.

Para ficar com essa fonte mais tradicional, branca com traçado preto, basta baixar o aplicativo “MemeGenerator”, escolher a foto, escrever o texto e salvar.

 

APLICATIVOS

• MemeGenerator
• Adobe PS Express
• FotoRus

Guia Antifa: Entender para Combater

A violência política de gênero é uma das facetas do fascismo, uma tecnologia política de manifestação do ódio por meio da criação de um "inimigo" para combatê-lo a todo custo. Outras facetas do fascismo são o autoritarismo e, no caso do Brasil, o bolsonarismo e alto...

ler mais
Sociedade em Rede

Sociedade em Rede

Ana Clara Ferrari* Historicamente, a evolução tecnológica não é uma novidade deste século, tampouco a criação de novas formas de se comunicar. O que difere, então, essa era digital das outras? A princípio, podemos destacar dois eixos: primeiro, a condensação acelerada...

ler mais
Introdução à Linguagem e Redação

Introdução à Linguagem e Redação

A comunicação começa pela escrita. Com a rapidez das redes sociais e o modo como o texto é apresentado nos celulares, as três primeiras linhas são cruciais para transmitir a informação. Poucas pessoas clicam em “leia mais” para ver o texto completo. PRIMEIRO PARÁGRAFO...

ler mais