Audiovisual

Tem gente que já fez até cinema e ganhou prêmios de fotografia usando um celular. Ou seja, com o aparelho na mão existe um mundo de possibilidades. Para saber explorá-las, vamos trabalhar com algumas dicas.

SEGURANDO O CELULAR

DEITADO OU EM PÉ?

HORIZONTAL
A TV Globo está fazendo uma grande campanha para as pessoas utilizarem o celular deitado. Na horizontal. Isso acontece porque ela ainda está em uma lógica “widescreen” (tela de cinema) que é o formato mais próximo da televisão. O Youtube também é assim. Todas as gerações até agora pensam e enxergam o mundo desta forma.

Pensa em uma paisagem.

Viu? Você já visualiza a paisagem na horizontal.

Gravar na horizontal permite trabalhar com mais informações na “mesma imagem”.

Portanto se o objetivo é trabalhar com informações, mostrar grandeza de pessoas, de espaço e trabalhar com vídeos no Youtube, televisão, etc, o ideal é gravar vídeos na horizontal.

VERTICAL

MAS E OS STORIES?
Quem é da nova geração, já está começando a enxergar o mundo de outra forma. Os recursos como os Stories do Instagram, o Snapchat, a entrada rápida para o “ao vivo” do facebook e do instagram estão “impondo” uma nova forma de ver e registrar os fatos: na vertical.

A lógica de “linha do tempo” (nosso mural) das redes sociais também influencia nessa verticalização da comunicação visual. Por exemplo, os tamanhos oficiais de posts do facebook começaram horizontais, viraram quadrados, agora são verticais, pois obedecem o comportamento do usuário de “passar o dedo” rapidamente para absorver mais informações.

Portanto, para fazer stories ou uma transmissão ao vivo cujo foco seja apenas uma pessoa (e não um ato), para passar uma informação específica, o formato vertical é mais indicado.

15 SEGUNDOS É VIDA
O tempo de cada vídeo (story) no Instagram é 15s. Portanto é preciso treinar e se organizar para falar em blocos. Ou você pode fazer transmissão ao vivo pelo Instagram também pelo tempo que quiser sem interrupção.

Lembre-se: O story e ao vivo do Instagram só ficam disponíveis por 24h. Configure seu celular para salvar os vídeos no seu celular para você ter acesso depois.


O ÁUDIO
Tão importante quanto a imagem é o registro do áudio. Pelo fato de o microfone embutido nos celulares não ser tão visível, muita gente já teve que lidar com gravações baixas e incompreensíveis e perder informações importantes. Em casos, por exemplo, de registro de violação de Direitos Humanos, abuso de autoridade, o áudio é fundamental para o andamento dos casos.

A MÃO QUE ABAFA O MICROFONE
Olhe seu celular com carinho e descubra onde está o microfone. Geralmente, ele se localiza na parte superior ou inferior do celular. Portanto procure deixar essas regiões livres ao segurá-lo.

GRAVAR ALGUÉM
Lembre-se que, quando está segurando o celular, você é a pessoa mais próxima do microfone. Ao gravar outra pessoa falando, não fale com terceiros, nem sussurre próximo, a chance de atrapalhar o registro é bem grande.

VOCÊ FALA. [OFF]
Quando quem segura o celular é o protagonista da gravação, basta fazer o “problema” acima virar um recurso incrível. Você pode mostrar uma situação e falar sobre ela próximo ao celular ao mesmo tempo. Esse recurso se chama “off”, quando alguém não visível fala sobre o tema do vídeo. Lembre-se que se o celular estiver perto, fale normal. Se afastar o celular, fale um pouco mais alto.

FONE DE OUVIDO COM MICROFONE: SEU GRANDE ALIADO
Os fones de ouvido podem virar grandes aliados na qualidade das gravações quando eles vêm com microfone embutido. Uma pecinha localizada em um dos fios ligados aos fones.

Eles são ótimos em caso de lugares com muito barulho como atos, manifestações, ruas movimentadas, ou lugares que não se pode falar muito alto como palestras, eventos, etc, quando o foco é gravar a fala de alguém.

Dica de profissional: Quando for gravar um grande evento/ato/protesto, utilize o microfone do fone de ouvido para gravar as falas. Depois desconecte do celular e faça gravações gerais com o próprio celular para pegar o áudio geral da manifestação (palavras de ordem, movimento da rua, etc). Quando você for editar, vai ser um ótimo recurso.

 


ILUMINAÇÃO
Algumas orientações podem ajudar a fazer seu vídeo que era para ser um registro não virar uma grande escuridão.

A FAVOR DO SOL
Nunca deixe o objeto que você está gravando de costas para o sol ou para uma grande área iluminada (por exemplo: janela). Use sempre a maior iluminação do local ao seu favor.

Portanto deixe a área iluminada nas costas de quem está gravando, de modo que a pessoa gravada esteja de frente para a área mais iluminada.

Dica de profissional: Quando tiver muita diferença de sombra (local de sombra + local muito iluminado), você pode usar uma folha de papel branco, um pedaço grande de isopor ou qualquer objeto branco para refletir a luz no rosto da pessoa a ser gravada. Isso impede aquele efeito de escuridão no rosto do seu personagem.

COMPENSADOR DE LUZ
A maior parte dos celulares possui este recurso. Ao centralizar o foco da sua gravação, toque na tela do celular no objeto central a ser gravado. Isso vai fazer com que a câmera “entenda” o que é prioridade para você e vai compensar a luz para iluminar a região escolhida.

MUDANÇA DE AMBIENTE
Ao sair de um local muito iluminado para um local com pouca iluminação (ou vice-versa), as câmeras geralmente demoram um tempo para adaptar-se às novas condições. Portanto certifique-se de que a câmera “registrou” o novo momento de iluminação e a imagem está nítida.

EDIÇÃO DE VÍDEO
Editar um vídeo é a arte de cortar e juntar as partes relevantes de modo a criar um registro mais dinâmico e agradável às pessoas. Estudos revelam que as pessoas são atraídas para um conteúdo audiovisual nos primeiros SETE SEGUNDOS de vídeo. Ou seja, se nesses primeiros segundos, a informação não é relevante ou não é direta, as pessoas perdem o interesse e não assistem o vídeo completo. MESMO QUE o número de visualizações no facebook seja alto não significa necessariamente que as pessoas viram todo seu conteúdo.

Exemplo: vídeos publicitários são ótimas referências de como atrair a atenção dos internautas nas redes. Apresentação do produto, palavras simples e imagens dinâmicas atraem as pessoas para visualizar o conteúdo.

Portanto, nas redes sociais, vinhetas, aberturas genéricas e demora para falar sobre o assunto principal não são boas estratégias.

PRIMEIROS SETE SEGUNDOS
Use a estratégia das seis perguntas: O quê, quando, como, onde e por que, explicado no item 1 da Oficina de Linguagem. O ideal é buscar imagens que sintetizem essas respostas ou busque alguém para respondê-las.

Se não houver alguém para responder as seis perguntas, tente respondê-las com imagens (estratégia do “off”, explicado no item 3 do áudio). Exemplo: filme faixas, cartazes e pessoas no ato enquanto você fala o que está acontecendo.

Dica de profissional: Se estiver familiarizado com programas de edição, faça cortes rápidos e curtos.

O TEMPO DO ÁUDIO
Com as redes sociais, principalmente no Instagram, as pessoas demoram cerca de 2 a 3 segundos para começar a ouvir o áudio. Sim, para ganhar as pessoas, temos um tempo muito curto.

APLICATIVOS DE EDIÇÃO
• Adobe Clip Première
• IMove

 


 

TRANSMISSÃO AO VIVO
Ao dominar as técnicas audiovisuais, a sua transmissão ao vivo tem grande potencial para ser incrível. Mas antes é preciso estar de olho no seu pacote de internet e na qualidade da sua conexão.

PACOTE DE INTERNET
As transmissões ao vivo necessitam de conexão 4G para serem feitas sem interrupções, com boa imagem e de qualidade. Portanto fique atento ao seu pacote de internet e use com parcimônia para garantir uma boa transmissão sempre e sem grandes prejuízos.

QUALIDADE DA CONEXÃO. USAR OU NÃO WI-FI?
O Wi-Fi geralmente é a melhor opção para transmissões ao vivo. No entanto, vale certificar se o Wi-Fi é dedicado e se há muitas pessoas compartilhando a mesma banda.

Usar o Wi-Fi Livre das praças? Não. O Wi-Fi Livre não segura transmissões ao vivo por ter baixa banda disponível e por ser compartilhado com muitas pessoas. A solução é usar 4G.

Usar o Wi-Fi de auditórios? Depende. Se a rede é aquela aberta, com senha pública para todos usarem, também não vale a pena. Pois muita gente se conecta ao mesmo tempo, a rede fica instável e a conexão não segura transmissão ao vivo. A solução é usar 4G.

Usar um Wi-Fi dedicado ou exclusivo? Sim. Esta é a melhor opção. Se for a um local, sempre pergunte se há uma rede “secreta” ou que poucas pessoas sabem a senha. Faça um teste de conexão com a sua própria rede social. Se der certo, é só alegria.

Dica de profissional: o aparelho de modem móvel pode ser uma boa opção para quem realiza transmissões ao vivo com frequência.

 


 

EVENTOS DEMORADOS
Uma transmissão ao vivo por celular geralmente não dura ininterruptamente por mais de três horas, seja por falta de bateria, pelos dados de internet ou pela própria instabilidade da rede. Portanto, se o evento é longo e você tem apenas seu celular e sua força de vontade, é preciso preparar-se.

1) Conectar-se a uma tomada de energia. (tenha sempre o carregador e uma extensão na bolsa)
2) Estar em Wi-Fi dedicado (ou saber que vai exigir muito de seu pacote de dados. Cheque com sua operadora para não ser pego de surpresa)
3) Ter um tripé ou apoio.
4) Ficar longe de barulhos excessivos (que não sejam o foco da transmissão)
5) Localizar-se estrategicamente em um ângulo favorável

USO DE APOIO OU TRIPÉ

Tripé, bastão de selfie, monopé são opções de apoio para reportagens tanto internas quanto externas. A sua transmissão ou gravação pode ficar ainda mais profissional.

TRIPÉ: entrevistas, plenárias, seminários, eventos longos e fechados, entre outros.

BASTÃO DE SELFIE: Você pode usar tanto do modo da selfie tradicional, usando a câmera frontal, para mostrar você e o cenário que deseja ilustrar; quanto usando a câmera traseira do celular sem você aparecer. Esse segundo modelo é ideal para cobrir passeatas, manifestações, caminhadas, a câmera fica mais estável e a imagem fica melhor.

MONOPÉ: É o mesmo princípio do bastão de selfie, mas é recomendado utilizar apenas com a câmera traseira do celular.

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