13 mulheres que fizeram história

Capitulo 1: Ana Estela Haddad e o PROUNI A Ana Estela Haddad trabalhou na construção de alguns dos programas que ajudaram a transformar o futuro do Brasil. Ela fala sobre a criação do Prouni, a importância das políticas públicas para combater as desigualdades e a necessidade de maior representação das mulheres.

 

Capítulo 2: Carmem Silva e a luta por moradia “Quem surge como liderança nacional são as mulheres. É necessário ter mais mulheres atuando e tendo reconhecimento.” A Carmen Silva é coordenadora do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e faz parte da Frente de Luta por Moradia (FLM). É uma mulher que está construindo a história. #PorMaisMulheresNaPolítica #VoteNasMulheres Vamos avançar juntas por mais políticas que garantam direitos e melhorem a vida das mulheres no Brasil. #HaddadÉLula #ManuNoJaburu

 

 

Capítulo 3: Tata Amaral A gente sabe que ser mulher é enfrentar machismo em todos os ambientes, em qualquer área. No cinema não é diferente. A cineasta Tata Amaral conta um pouco do que já viu acontecer e fala sobre a importância de conquistarmos mais espaço para as mulheres.

 

 

Capítulo 4: Anne Karolyne A Anne Karolyne é hoje a secretária Nacional de Mulheres do PT. Mas não foi fácil crescer sendo mulher dentro do movimento estudantil, da política. Ela fala sobre as dificuldades ainda muito presentes de ocupar os espaços e o machismo estruturante que tenta nos afastar deles. Mas a gente segue e luta e ocupa.

 

 

Capítulo 5: Deborah Fabri “Não dá pra ter só homem decidindo sobre a vida pública de todo mundo.” A Deborah Fabri sofreu um ataque de bomba que perfurou seu olho durante uma manifestação contra o golpe. Ela não desiste da luta, porque sabe que a gente precisa ocupar os espaços e garantir que a nossa causa esteja representada.

 

 

Capitulo 6: Erminia Maricato “Nós não queremos construir nada contra os homens, nós queremos construir juntos. E nós abominamos o machismo que determinados candidatos estão reafirmando.” Um dos grandes desafios do Brasil é tornar as cidades menos desiguais, especialmente para as mulheres e para a população das periferias. Nós temos um grande caminho pela frente, que vamos percorrer junto com o povo brasileiro. Erminia Maricato é arquiteta, urbanista, pesquisadora e ativista na luta pela Reforma Urbana no Brasil.

 

 

Capitulo 7: Carmem Foro e a Luta de Classes

 

 

Capitulo 8: “Nada melhor do que as mulheres estarem na vida partidária para que nós sejamos protagonistas da nossa própria pauta.” Denise Motta Dau foi secretária de Políticas para as Mulheres na Prefeitura de Fernando Haddad em São Paulo e fala um pouco da luta que enfrentou no movimento sindical e na construção política.

 

 

Capitulo 9: “Eu e a minha companheira vivenciamos muito essa violência, a gente não podia andar de mãos dadas, a gente não podia dizer que estava ali lutando pelos nossos direitos sem ser questionada.” A Janaína Barbosa é secretária LGBT do PT e fala sobre a militância, a luta pra desenvolver o país pra um crescimento mais respeitoso e agregador e a importância de as mulheres ocuparem os espaços de poder.

 

 

Capitulo 10: “O Estado não entende os corpos que não são os corpos padrões. E o preconceito vem da completa ignorância e do completo ódio.” Symmy Larrat foi a primeira travesti a ocupar a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

 

 

Capitulo 11: Nilda faz parte do grupo formado por quase 40% das mulheres brasileiras que chefiam sozinhas o seus lares e encaram, diariamente, os desafios da maternidade solo. Ela luta para que o Brasil volte a ser feliz, com melhora nas oportunidades para ela e para os seus filhos.

 

 

Eliane Dias é essa mulher incrível que fala sobre a necessidade de se enfrentar o sistema, porque o sistema não quer que mulheres negras tenham voz, tenham opinião e possam chegar aonde quiserem. Eliane sabe a importância da construção política de esquerda para as pessoas pobres. Ela é advogada, produtora cultural e empresária do Racionais MC’s, o maior grupo de rap do país.