Mais Mulheres na Política

Candidatura carismática

Candidaturas carismáticas são aquelas de personalidades queridas que já possuem um público que as segue. Pode ser uma artista, comediante ou influenciadora na sua cidade.

Nem sempre seu público se converte em votos suficientes para a eleição, por isso é importante avaliar bem a estratégia de campanha, principalmente para quem trabalha com humor ou extravagância, pois dependendo do teor pode afastar eleitores/as. Portanto seu conteúdo, mesmo que humorístico, precisa ter um viés político que expresse suas ideias e propostas.

Para essas candidaturas a lei eleitoral mudou e sua arte não pode ser usada nas propagandas de campanha. Então seja criativa, mas não use jargões, piadas, canções ou outras em sua propaganda eleitoral.

Candidatura coletiva

Não há qualquer previsão legal ou segurança jurídica para candidaturas coletivas. Portanto é importante você pensar muito bem antes de aceitar um modelo que venha a criar desavenças ou problemas no futuro.

Existem vários modelos de candidaturas coletivas. No caso do PT, uma das formas de deixar os mandatos coletivos e plurais é montar um fórum, conselho ou grupo de debate político, não remunerado, mas composto por militantes e ativistas que debatem e apresentam projetos para o mandato defender — geralmente são pessoas do movimento social.

Caso você precise de força para se eleger e a estratégia seja uma candidatura de um grupo de pessoas, saiba que isso pode ser muito problemático. Se for sua única alternativa, esteja ao lado de pessoas que você confia, acerte todos os termos dessa parceria antecipadamente e prevendo as possibilidades de contratação, divisão salarial, formação de equipe da campanha e de gabinete, reeleição, disputa de outros cargos, etc.

Além disso, é importante que a parceria dure para além da campanha e não aglutine outras pessoas LBT com potencial, pois quanto mais candidaturas LBT melhor. Busque aglutinar pessoas com pautas e públicos diferentes para agregar mais qualidade e potencial à sua candidatura.

Candidatura ampla

Lembre-se que você não é só LBT, você é cidadã da sua comunidade e sua candidatura precisa refletir essa condição. Fale com seus familiares, amigos e principalmente com as pessoas da vizinhança sobre os problemas da cidade e seja a candidata que conhece a cidade e que elas precisam.

Algo que pode acontecer é usarem a ideia de mandato coletivo para retirar uma candidatura LGBT+ em detrimento de outra. Por isso, se sua candidatura tem potencial, não desista e continue candidata.

Meu perfil

Antes de pensar sua estratégia de campanha é importante pensar a sua imagem. Um exercício simples para isso é você elencar suas 3 principais qualidades e 3 principais defeitos. Peça à sua equipe ou apoiadores que façam o mesmo de forma sincera (permita que elas/eles debatam entre si sem a sua presença, pode ser por Whatsapp). Isso lhes dará um panorama de como você se vê e como as pessoas que te conhecem e te vêem.

Não tente mudar bruscamente seu perfil durante a campanha, mas comece agora a potencializar seus pontos fortes e formule materiais de qualidade para suas redes sociais, sempre vinculadas à atualidade e às questões da sua cidade.

Lembre-se: pessoas votam em pessoas, então não se torne uma pessoa que só fala em política, mas comemore bons momentos, aprecie a companhia de amigos e família (com distanciamento social adequado ao momento) e conquistas pessoais.

Campanha em casa

No momento de pandemia, o isolamento e distanciamento social desafiam a busca de novos métodos de diálogo com a comunidade e conquista de apoiadoras, voltando nossa atenção ao uso das redes sociais como único mecanismo totalmente seguro de comunicação e conexão com as pessoas.

O grande desafio deste momento é transformar uma pré-candidatura popular em uma pré-candidatura popular virtual e iniciar o processo de diálogo com seus pares para organização da campanha de fato, para quando o período eleitoral se iniciar.

Fale primeiro com as pessoas mais próximas e monte uma lista quem poderá te apoiar e como. Mantenha os diálogos e planeje.

Nas suas redes sociais, é o momento de criar relação. Publique suas opiniões sobre os problemas da cidade, mas fale também das coisas boas, faça lives e responda às perguntas e comentários que fizerem para você.

Os diferentes cenários nos desafiam a pensar a campanha em agosto e as possibilidades colocadas ou se, até lá, ainda estivermos em distanciamento social tendo que dialogar somente de casa.

A Luta das Mulheres LBT

Nesta aula, Symmy Larrat* fala sobre a importância da luta das mulheres LBT por uma sociedade mais livre e justa. *Symmy Larrat é presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos...

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